quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

História da Maquiagem

Tem gente que acha que maquiagem é coisa do mundo de hoje, porém, está bem enganado. A palavra ''cosmético'' vem do grego, kosmetikós, que quer dizer “o que serve para ornamentar”, para decorar, enfeitar. Deixar mais belo. Daí em diante: Primer. Base. Pó compacto. Sombra. Máscara para cílios. Delineador. Blush. Batom… E não acaba! Tudo ''culpa'' dos faraós que já no Egito antigo se preocupavam com maquiagem. (agradeceremos até a morte a eles, pela invenção, haha')
Além da sedução, a maquiagem também sempre foi usada como instrumento de rituais e crenças. Além das egípsias, o kajal sempre foi muito utilizado pela religião indu que acreditava e ainda acredita que essa ‘tinta natural’ proteja os bebês e as crianças contra os ‘olhos do diabo’. Em algumas tribos há maquiagens diferentes para rituais de casamento, de nascimento, de oferendas, ou de batalhas.

No Japão, as gueixas enxiam – literalmente, mesmo – o rosto com um pó argiloso feito de arroz, o oshiroi. Toda a superfície da face era revestida com esse pó de arroz e deixava as mulheres realmente brancas com aspecto de porcelana, como bonecas. Mas além dessa máscara quase maciça sobre a pele, as japonesas usavam e as gueixas ainda usam uma bochecha rosada em formato circular, cílios pretos com a volta toda avermelhada e lábios em formato de coração bem vermelhos.
Na Renascença italiana as mulheres usavam alvaiade, um pigmento branco totalmente à base de chumbo para dar o mesmo efeito de pele clara – conta-se que para curar os danos que o chumbo causava no rosto, durante a noite as mulheres usavam uma pasta feita de vitelo cru.
haha, post bem cumpridinho hein? hehe Mas espero que tenham gostado ;)
Beijos da Nath :*

Um comentário:

  1. Ola... obrigada por comentar no post qua a Mih fez..eu fui a entrevistada =) Segue meus blogs se puder bjuuss...ja to t seguindo!

    www.avma-juuh.blogspot.com www.alucinados-juh.blogspot.com e www.trendfeelings.blogspot.com

    ResponderExcluir

Comente, não custa nada, mas sem xingamentos e nem palavrões.
Responderei todos os recadinhos, beeeijos :*